+

Tópicos Especiais em Criação Musical

Eletiva (2 créditos; 30h)

Ementa: Processos, métodos e concepções de estruturação musical nos domínios instrumental e eletroacústico, informados pelas novas tecnologias e ramos do conhecimento tais como a computação musical, a psicoacústica e a cognição musical.

Bibliografia:

CHRISTENSEN, Thomas (ed.). The Cambridge History of Western Music Theory. Cambridge: Cambridge University Press, 2002.

DEUTSCH, D. (Ed.) The psychology of music, 3rd Edition. San Diego: Elsevier, 2013.

LOY, Gareth. Musimathics — The Mathematical Foundations of Music, Vols. 1 and 2. Cambridge: MIT Press, 2006-07.

RAHN, J.. Basic Atonal Theory. New York: Schirmer Books, 1980.

ROADS, Curtis. The Computer Music Tutorial. The MIT Press, Cambridge, MA, 1996.

SCHAEFFER, Pierre. Treatise on Musical Objects: An Essay across Disciplines. Berkeley: University of California Press, 2017.

SETHARES, W. A.. Tuning, Timbre, Spectrum, Scale. London: Springer-Verlag, 1998.

STRAVINSKY, Igor. Poética Musical em 6 Lições. Rio de Janeiro, Zahar Ed., 1996.

WISHART, Trevor. On sonic art. Amsterdam: Harwood Academic Publishers, 1996.

XENAKIS, Iannis. Formalized Music: Thought and Mathematics in Composition. Hillsdale, NY: Pendragon Press, 2001.