Tópicos Especiais em Teoria da Música
Ementa: Processos e práticas utilizados para a construção de discursos musicais, observados em seu contexto histórico incluindo sua relação com a contemporaneidade.
Bibliografia:
CHRISTENSEN, Thomas (ed.). The Cambridge History of Western Music Theory. Cambridge: Cambridge University Press, 2002.
COSTÈRE, Edmond. Lois et Styles des Harmonies Musicales. Paris: Presses Universitaires de France, 1954.
LOY, Gareth. Musimathics — The Mathematical Foundations of Music, Vols. 1 and 2. Cambridge: MIT Press, 2006-07.
RAHN, J.. Basic Atonal Theory. New York: Schirmer Books, 1980.
REHDING, Alexander. Hugo Riemann and the birth of modern musical thought. Cambridge: Cambridge University Press, 2003.
ROEDERER, Juan G.. Introdução à Física e Psicofísica da Música. São Paulo: Edusp, 2002.
SCHENKER, Heinrich. Free composition. New York: Longman, 1979 [1935].
SCHOENBERG, Arnold. Funções Estruturais da Harmonia. São Paulo: Via Lettera, 2004 [1954].
SETHARES, W. A.. Tuning, Timbre, Spectrum, Scale. London: Springer-Verlag, 1998.
TENNEY, J. A History of ‘Consonance’ and ‘Dissonance’. White Plains, NY: Excelsior, 1988.